SIMPLIFICANDO A COMBINAÇÃO DE CORES NA DECORAÇÃO

Vitor Guimarães


Por Vitor Guimarães, decorador na VG Interiores.

 

Minhas primeiras dificuldades em relação à combinação de cores, começaram aos meus dezoito anos, no meu primeiro emprego ligado ao ramo de decoração, em uma loja de móveis planejados. Os clientes esperavam que eu os orientasse sobre como fazer a sua decoração, e eles confiavam que eu iria ajudá-los a deixar sua residência digna de capa de revista.
Inexperiente ainda no setor, comecei a investigar como transformar ambientes e como harmonizá-los de forma eficaz, desta forma me inseri no campo de equilíbrio de cores. As cores definidas para o ambiente estão em uma linha tênue entre o sofisticado e o exagerado.
Desta forma o tempo mostrou que a maioria das pessoas não sabe como realizar combinações de cores, muitas delas preferem se adequar aos tons beges e claros, por medo de errar. E a grande verdade que elas não sabiam, é que elas já estavam errando.
A combinação de cores é a concordância entre tons distintos para serem aplicados, tanto em decoração, mas também como moda e arte, que são áreas similares no campo da harmonização.
O primeiro item a ser considerado quando se pensa na escolha das cores a serem aplicadas, se refere à mensagem a ser transmitida com as cores. Ou seja, qual é o propósito? Qual é o gosto? Devemos considerar a personalidade a ser compreendida na decoração.
Cada cor carrega consigo, uma infinita possibilidade de combinação, desta forma é necessário a escolha da cor principal que se deseja, para então, se encontrar as outras cores que farão parte de forma auxiliar na decoração, para que fique balanceado a informação, para que não tenhamos um ambiente carregado em apenas uma cor e de forma exagerada (Ex: Cozinha com portas vermelhas, pastilhas vermelhas, decoração com detalhes vermelhos... se duvidar, louças e acessórios vermelhos também..).
Parece complexo harmonizar cores, e de fato é mesmo, por isso decoradores, designers e arquitetos tem crescido no desenho de interiores, auxiliando na escolha das cores, tanto das mobílias, no papel de parede, nas decorações e no paisagismo (sim, há combinações de cores inclusive na escolha da vegetação).
Antes da composição no ambiente, sempre opto por uma base cor neutra, decido se será a partir do bege, cinza, branco ou preto, se quero que o ambiente seja calmo, vibrante, alegre ou pesado. E toda essa informação é transportada para uma paleta de cores que será aplicada em itens diferentes para realizar a harmonia da composição.
Pensar no desejo final é essencial para que seja alcançado um bom resultado, por isso é tão importante escolher os itens com calma e sabedoria. Ter amostras dos produtos com cores e texturas para que seja feito um teste de harmonia antes é uma ótima alternativa para entender o resultado. Chamamos de Mock’up esse “protótipo” que nos fornecerá as informações suficientes para elaboração do ambiente.
Para ambientes que necessitam de mais tranquilidade, que transmitam mais calma, prefiro sempre a composição monocromática, onde se elege uma cor de base neutra, e a partir dela se sobe ou diminui o tom para os itens inseridos, com alguns destaques, que podem ser almofadas, quadros ou adornos. Dentre as combinações esta é a mais simplificada, e que geralmente agrada a todos.
Para ambientes mais alegres e divertidos, procuro entender qual é a cor que quero como destaque, e a partir desta cor, procuro cores secundárias e complementares. Por exemplo em casas de praia, geralmente os tons do azul são os mais procurados, para o balanço pode ser inserido o amarelo e o laranja.
Para ambientes mais pesados e carregados, os tons acinzentados e pretos são ótimos, porém precisam estar suavizados com itens ou superfícies claras, pois além da composição de cores é extremamente importante que exista contraste para que se possa entender cada item inserido no ambiente.
Ainda pode ser definido as cores a partir da temperatura que se deseja, por exemplo, os tons avermelhados, ou alaranjados fornecem à sensação de calor, e os tons azuis, roxos e verdes são para as nuances mais frias.
A combinação de cores é trabalhada de forma mais precisa pela roda de cores. Provavelmente você já tenha em algum momento a estudado na época de escola, e se quiser realmente entender a combinação de cores, precisará ficar craque no assunto.As cores primárias, azul, amarelo e vermelho são as combinações de cores mais básicas que fornecerão a seu ambiente o colorido desejado, com baixa complexidade.
Outra possibilidade seria a utilização das cores secundárias, elas são uma ótima combinação de cores para quem quer a harmonia entre cores quentes e frias. Mas caso queira escolher outras cores, você mesmo pode entender a roda de cores para a combinação. Por exemplo, caso decida o verde claro na decoração, e deseja o contraste mais quente no ambiente, basta apenas seguir o esquema tríplice da roda de cores para se chegar nas cores para composição. Neste caso seriam o roxo claro e o laranja.
As cores terciárias, que são mais complexas provindas dos desdobramentos das cores secundárias, já abrangem um leque maior, e se precisa ter mais cuidado para não exagerar na escolha de cores.
Na minha opinião ao definir as cores do ambiente, eleja 3 ou 4 cores no máximo a serem atribuídas, e brinque com as tonalidades dessas cores, evite colocar muitas cores, pois será cada vez mais difícil harmonizar os itens. Na decoração não há regra, e é isto o que faz gostoso esse campo infinito de possibilidades. Bom... agora boa sorte para você, espero que após esse artigo se sinta confiante para dar uma boa colorida ai no seu espaço!